ontato de e-mail do CEP: cep.isnf.comite@id.uff.br
Telefone: 22 98101-2753
Endereço do CEP: Rua Dr. Sílvio Henrique Braune, 22, Sala 01, Mezanino, 2º andar, anexo, próximo à portaria do Campus – Centro, Nova Friburgo, CEP 28625-650.
Horário: diariamente, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
Secretário: Marcio Nicolau
Orientações Básicas para submissão de projetos de pesquisa
Cadastramento na Plataforma:
Para ter acesso às funcionalidades da Plataforma Brasil é necessário possuir um login (e-mail) e senha de acesso ao sistema. Efetue aqui o cadastro: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf
Para efetuar o cadastro é necessário ter uma cópia digitalizada de um documento de identidade com foto para ser submetido ao sistema (recomenda-se o formato ‘JPG’ ou ‘PDF’ com resolução de 1000 DPI 2000PI). A imagem digitalizada deverá ser anexada quando da realização do cadastro. Também será necessário o envio do seu currículo vitae em formato doc, docx, odt ou pdf – 2mb máximo. Para aqueles que possuem currículo lattes, basta incluir o link de acesso.
Ainda no cadastro, o(a) pesquisador(a) deve se vincular a uma instituição. Nossa instituição está assim nomeada: Universidade Federal Fluminense – Pólo de Nova Friburgo
Após efetivação do cadastro, a Plataforma Brasil enviará para o e-mail cadastrado uma senha para que o(a) usuário(a) possa acessar o sistema. Recomenda-se que esta seja alterada ao primeiro login.
Submissão de projeto ao CEP/ISNF:
Concluído o cadastramento, o(a) pesquisador(a) poderá iniciar a submissão de seu projeto de pesquisa, preenchendo o formulário próprio do sistema e inserindo todos os documentos necessários.
Veja orientações para submissão de projetos: SUBMISSÃO_DE_PROJETO_DE_PESQUISA
Após a submissão:
Ao submeter seu projeto de pesquisa ele passará, inicialmente, por uma triagem para verificação da documentação enviada.
Caso a documentação esteja incompleta, o CEP recusará o projeto com uma justificativa. Fique atento aos movimentos do projeto na plataforma para verificar a situação após sua submissão.
Recepção e Validação Documental
Caso seu projeto não esteja com a documentação adequada e seja rejeitado na triagem, a Plataforma enviará uma notificação indicando “pendência”. Esclarecemos que não se trata de pendência, mas sim de recusa por inadequação da documentação. Não é necessário submeter todo o protocolo de pesquisa novamente, apenas os itens identificados quando da recusa.
Projetos com pendências
As pendências deverão ser atendidas no prazo máximo de trinta (30) dias a contar da data de emissão do parecer na Plataforma Brasil. O projeto será arquivado “quando o pesquisador descumprir o prazo para enviar as respostas às pendências apontadas ou para recorrer” (CNS nº 001/2013 – Res. CNS 466/2012).
Solicitação de Emendas ao Protocolo aprovado:
Sempre que o pesquisador quiser efetuar qualquer modificação no conteúdo do protocolo, sem que haja mudança metodológica, após emissão de parecer de aprovação (ex: número de participantes, centros participantes, equipe, etc.) deve solicitar uma emenda ao CEP por meio da Plataforma Brasil. Ao final da edição do cadastro da pesquisa na Plataforma, no item “Justificativa da Emenda”, o pesquisador deve explicar de forma clara e sucinta onde foram feitas as alterações no protocolo e a(s) justificativa(s). A emenda será analisada pelas instâncias de sua aprovação final (CEP e/ou CONEP). Veja orientações para submissão de emendas: SUBMISSÃO_DE_EMENDA
O pesquisador deve aguardar parecer favorável do Sistema CEP/CONEP para dar início à execução das modificações solicitadas.
Caso as modificações ou inclusões impliquem em mudança metodológica, faz-se necessária nova submissão do protocolo ao CEP/ISNF.
ATENÇÃO: Nenhuma mudança no protocolo pode ser realizada sem aprovação do CEP!
Envio de notificação:
Uma notificação deve ser enviada ao CEP quando o pesquisador precisar encaminhar algum documento ao CEP. Exemplo: envio de relatório parcial/final. Veja orientações para envio de notificação: ENVIO_DE_NOTIFICAÇÃO
PROCEDIMENTOS EM PESQUISAS COM QUALQUER ETAPA EM AMBIENTE VIRTUAL
Seguem orientações em relação a procedimentos que envolvam o contato com participantes e/ou coleta de
dados em qualquer etapa da pesquisa, em ambiente virtual